fbpx

45 mensagens sobre natureza para refletir sobre sua importância

Uma coisa é certa: o mundo natural é sinônimo de vida! Afinal, a existência dos seres está ligada ao ambiente que nos cerca e se hoje somos agraciados com abundância nas mais variadas formas, devemos isso aos milênios de evolução. Pensando nisso, elaboramos uma seleção de mensagens sobre natureza para trazer um sentido maior ao mundo no qual vivemos. Confira!

Mensagens sobre natureza que ressaltam o seu valor

Apesar de tudo, a natureza sempre segue adiante. Resiliência e transformação são sua maior força, pois em cada canto deste mundo ela foi capaz de se se adaptar e prosperar nas mais variadas formas de vida.

Tudo o que temos é fruto da natureza. Ela nos abriga, nos alimenta e nos fornece todas as condições que precisamos para viver. Feliz daquele que já entendeu isto e não utiliza mais do que apenas o necessário.

Feroz e delicada. Implacável e serena. Amarga e doce. Poderíamos dizer isto das nossas personalidades humanas, mas a natureza consegue ser tudo isto e muito mais ao mesmo tempo!

Há quem prefira o frio. Outros não conseguem viver bem sem dias ensolarados. Chuva? Temos também. Mas se a sua vontade for estar em altitudes extremas, não se preocupe. A natureza é bela por sua infinidade de riquezas.

Árvore, uma palavra simples para tantos significados e simbolismos. Casa para as aves, sombra natural, alimento para o corpo, madeira para nossas casas, embelezadora de nossas ruas, multicolorida, abrigo contra chuvas, coletora de gases. E ainda existem pessoas que querem derrubá-las.

Cuide da natureza, ela é a única que temos. Afinal, por enquanto ainda não é possível habitarmos outro planeta que possui as condições ideais de abrigar e sustentar a vida como conhecemos e temos tudo isso neste planeta.

Estamos tão integrados à natureza que esta obviedade se torna até difícil de notar. Nossos ciclos de sono estão interligados aos dias e noites. O ar que respiramos é proveniente da Terra. A temperatura de nosso corpo está adaptado às condições climáticas deste mundo. Quer prova maior de que também somos parte da natureza?

Aquilo que vem da natureza deve ser encarado com respeito e sabedoria. Nunca se esqueça que a água que pode nos afogar é a mesma que mata a nossa sede. Para tudo na vida existe a medida certa.

Quanta inspiração a natureza já nos proporcionou! De poemas apaixonados à soluções tecnológicas, não podemos negar a incrível fonte de criatividade que ela sempre nos possibilitará.

Quantas cores diferentes a natureza consegue nos oferecer em um simples pôr do sol. Na sequência dos dias, nenhum deles será igual, nos dando a certeza de estarmos diante de um fenômeno único a cada noite que chega.

As nossas diferenças somem quando vemos o planeta Terra do espaço. Tudo se torna uma única coisa, não existem fronteiras, pois o que se destaca é a constante presença exuberante da natureza.

Veja que interessante observar como um local abandonado se transforma com o passar do tempo. Logo, as estruturas erguidas pelas pessoas irão ruir, animais terão este ambiente como seu novo habitat e plantas crescerão lentamente por entre os espaços. É a força da natureza agindo para que tudo retorne ao seu estado original!

Nosso relógio biológico está ajustado para os dias e as noites, que por sua vez estão ajustados pela rotação da Terra em relação ao sol, o qual brilha a anos luz de distância. Não há outra explicação senão a de que somos frutos desta natureza que nos rodeia.

Quais sentimentos te envolvem ao estar diante de uma imponente cachoeira? A natureza é capaz de despertar sensações únicas em nosso corpo e mente quando nos permitimos admirar sua grandiosidade e beleza.

De onde vem o alimento que te nutre? O oxigênio que enche os seus pulmões se forma de que maneira? A água que mata sua sede é proveniente de qual fonte? A nossa simples existência está muito mais ligada à natureza do que pensamos e é nosso papel garantir a sua manutenção e continuidade.

Quanta beleza existe por trás da natureza do alimento que chega à nossa mesa. Foi preciso que uma semente germinasse, crescesse e se desenvolvesse para só então ser colhida, embalada e transportada até nós.

Natureza, que se alimenta da luz do sol e que também nos alimenta. Tudo está conectado e somos parte integrante deste todo.

Cada canto diferente deste planeta não se tornou assim por mero acaso. A natureza foi capaz de se moldar e ajustar perfeitamente o seu desenvolvimento para cada diferente lugar. Que possamos igualmente aprender a nos adaptar às diversas mudanças que ocorrem em nossas vidas.

Precisamos substituir o olhar que observa a natureza como um mero recurso ao nosso dispor para um olhar que entende sua real importância e necessidade de preservação.

A natureza é o verdadeiro registro da evolução. Nela, estão inscritas as eras pelas quais passou e quais seres a habitou. Somos meras testemunhas desvendando os mistérios de seu passado para entendermos um pouco mais sobre como chegamos até aqui.

Forma e função são palavras que definem bem o mundo natural. Um simples pássaro tem seu corpo leve o suficiente para voar. Suas asas perfeitamente desenhadas para cortar o ar. Seu bico minuciosamente adaptado para se alimentar. Suas patas perfeitamente capazes de se equilibrar. A natureza é simplesmente perfeita em cada detalhe.

Foram necessários milhares de anos de evolução para que a natureza chegasse ao estado atual, mas basta uma atitude equivocada do ser humano para comprometer o equilíbrio natural. Repense suas atitudes e valorize o ambiente em que vive.

Independente das nossas atitudes, a natureza continuará presente. Faz parte da lei natural que tudo tende a retornar ao equilíbrio.

Existe uma inteligência que permeia a natureza e seus seres, pois só assim é possível entender como uma simples semente sabe exatamente quando deve brotar, como se nutrir do solo para crescer e de que maneira buscar a luz solar.

Não vamos prejudicar justamente aquela responsável por nos dar um lugar para chamar de lar: a natureza.

É quando saio para a natureza que verdadeiramente me encontro.

Com toda sua delicadeza exuberante, pense em quantos aspectos a natureza consegue nos agraciar: cores, formas, sensações, texturas, cheiros e sons. A beleza disso está na capacidade natural de nosso corpo captar cada um destes diferentes aspectos.

A natureza não avalia, não examina e não julga. Talvez seja exatamente por isso que, quando estamos em contato com ela, nos sentimos tão conectados com a vida.

Desde o ciclo das águas até as estações do ano. Quanta inteligência existe por trás de questões tão simples da natureza, porém extremamente fundamentais para a existência da vida como a conhecemos.

A natureza é vida em movimento. Por isso, o mundo se move quando eu me movo.

A natureza precisa se renovar para se manter. Uma árvore nasce, cresce e suas folhas caem para servir de adubo para novas plantas que virão. Da mesma forma, para continuarmos nossa caminhada se faz necessário aprendermos a nos reinventar a cada dia.

A natureza é sábia. Desde tempos imemoriais até este instante se reinventa e se transforma para seguir o seu caminho e continuar na eterna jornada da vida.

Como seres da natureza que somos, dela também dependemos. Seus campos verdejantes, seus alimentos suculentos, suas águas cristalinas, riquezas e belezas sem fim. Feliz daquele que aprendeu a valorizar o mundo natural e cumpre o papel que lhe cabe.

Se nos foram dados todos os sentidos para interagirmos com o mundo, saiba também que a natureza é capaz de despertá-los para que possamos vê-la, ouvi-la, cheirá-la, saboreá-la e enfim, senti-la.

A natureza, forte e resignada, nos ensina diariamente muitas lições. Tenha os sentidos atentos para aprendê-las!

Reconhecer a preciosidade da natureza é o primeiro passo para nos conectarmos com ela.

Na natureza, tudo tende ao equilíbrio e à harmonia: essa é a sua grande sabedoria.

Na natureza é preciso de tempo para que as coisas aconteçam. Então, se hoje temos a refrescante sombra de uma árvore para nos abrigarmos, tenha gratidão por quem a plantou.

Preservar a natureza é um ato de amor para com a vida.

A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.Goethe

É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.Victor Hugo

Cada dia, a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.Mahatma Gandhi

Aqueles que têm um grande autocontrole ou que estão totalmente absortos no trabalho falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.Mahatma Gandhi

A natureza não faz nada em vão.Aristóteles

Na natureza, nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma.Antoine Lavoisier

Comente com seu Facebook

%d blogueiros gostam disto: